Se você é profissional autônomo e precisa comprovar renda para comprar um imóvel ou carro, esse texto é dedicado para resolver esse problema. Hoje, nosso especialista contábil vai mostrar como fazer comprovante de renda. É uma resposta simples para que essa dúvida seja esclarecida e você realize os seus sonhos o quanto antes, é só continuar lendo o nosso texto!
O que é um comprovante de renda?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é um comprovante de renda e como ele pode ser central em uma compra, empréstimo ou financiamento. Se você é MEI ou autônomo, sabe a importância de discutir esse assunto, afinal, ao possuir uma empresa, alguns processos acabam sendo diferentes do que ser um trabalhador CLT.
Portanto, o comprovante de renda nada mais é do que um documento que comprove ganhos e recebimentos mensais, podendo esses serem fixos ou variáveis. Sem a apresentação de algo que comprove qual é o rendimento mensal, dificilmente bancos, financiadoras ou imobiliárias aprovam qualquer tipo de transação ou aquisição de bens. Veja quando você pode precisar do comprovante de renda:
- Financiamentos de veículos ou imóveis;
- Aprovação de empréstimos para sua empresa ou pessoa física;
- Aumento do limite de cartão de crédito;
- Alugar um espaço para sua empresa.
Agora que mostramos o que é e quando você pode precisar, vamos te mostrar como fazer um comprovante de renda ou, ainda, como conseguir esse comprovante. Por isso, se quiser ver nosso conteúdo em vídeo sobre o assunto, basta clicar no vídeo abaixo:
Declaração do Imposto de Renda
Atualmente o comprovante de renda mais utilizado é o Imposto de Renda. Ele é feito por pessoas que recebem uma renda mensal maior que a estipulada durante o período de um ano. Portanto, é um comprovante anual. Além da renda, na declaração terá o registro dos bens que estão no nome da pessoa física.
Por fim, é um documento amplamente aceito por bancos e imobiliárias, porém, em algumas situações são requeridos outros documentos complementares ao Imposto de Renda.
DECORE
A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, ou seja, a DECORE, é um documento que necessita de um contador para sua realização. É considerado formalmente como um comprovante de renda para os trabalhadores autônomos e informais. Porém, para ser feito precisa cumprir com alguns requisitos.
Para esse assunto complexo, preparamos um vídeo completo sobre como fazer seu comprovante de renda com o DECORE. Dê o play abaixo e, qualquer dúvida, entre em contato com o contador especialista da Contabilidade Pro.
Extrato bancário
Por fim, se você possui uma conta corrente, pode contar com o extrato bancário para comprovar a sua renda em bancos, instituições financeiras ou imobiliárias. Este é uma forma que ajuda desde freelancers até o profissional liberal, porém, em alguns lugares não é aceito sem outros documentos auxiliares. Entretanto, o período exigido é dos últimos 3 meses.
Uma dica é que você centralize os seus ganhos em apenas uma conta, pois assim o processo é mais fácil quando precisar ser emitido o extrato. Por exemplo, você pode emitir no seu internet banking ou solicitar ao gerente do banco. Portanto, lembre-se que o extrato de caixas eletrônicos não é aceito.
Como fazer comprovante de renda
Agora que você já viu como fazer comprovante de renda, deixamos mais algumas dicas bônus para que seja possível realizar todos os sonhos que envolvam a aquisição de um bem ou imóvel. Veja abaixo a lista de documentos requeridos para um financiamento:
- Extrato bancário;
- DECORE;
- Imposto de Renda;
- RPAs (Recibo de Pagamento de Autônomo)
Isso mesmo! Garanta o máximo de documentos possíveis. Consulte o seu contador e tenha tudo nas mãos, otimize o seu tempo. Por fim, saiba que a Contabilidade Pro auxilia em todo o processo de forma 100% online, sem que seja necessário a perda de tempo em reuniões ou com burocracias.
Assim sendo, entre em contato por aqui.