boas tomadas de decisões para pequenas empresas

Gestão e pequenas empresas: como tomar decisões?

A abertura de CNPJ no Brasil está em crescimento. Por isso, reunimos dicas para boas tomadas de decisões para pequenas empresas. Nosso especialista, com mais de 14 anos de experiência, organizou em tópicos como você obtém o sucesso sendo um bom coordenador. Gestão e pequenas empresas é papo sério! Continue lendo. 

Gestão de empresas e pequenos negócios:

Nós sabemos que ser gestor ou gestora de uma empresa que está começando é muito desafiador. Primeiro, porque para muitos empreendedores é a primeira vez que assume as rédeas da própria carreira. Segundo, porque a educação financeira não é algo que está presente em nossa vida desde a escola, por exemplo. E, por último, porque muitas vezes a setores muito importantes, como a contabilidade, são deixados de lado.

Para ver como é isso na prática, vamos a uma situação hipotética: você está pensando em abrir a sua empresa. Cansado de viver uma rotina no trabalho, decide virar seu próprio  chefe, seguindo o sonho de atuar em seu ramo preferido. Você pensa no nome da empresa, qual atividade vai se enquadrar, estratégias para atrair clientes, se vai vender digital ou físico e qual a meta a ser atingida. São várias etapas e ainda tem muitas outras. Em suma, olha como a contabilidade está em todas:

  • “Pensa em virar seu próprio chefe” (…): um contador auxilia no processo de abertura da empresa, analisando se o melhor é ser MEI, ME ou outros regimes.
  • “Nome da empresa e atividade” (…): é o especialista contábil que analisa em qual ramo de atividade sua empresa se enquadra. Ele pesquisa o número CNAE e, a partir disso, define quais impostos serão pagos; 
  • Estratégias para atrair, venda online ou física” (…): com a contabilidade parceira você alinha um plano de negócios efetivo. Ou seja, traça quais são as estratégias, qual é o fluxo de entrada e saída que deve ter e quais são as opções para emitir notas fiscais no seu negócio;
  • Meta atingida” (…): na contribuição entre contabilidade personalizada e seus objetivos, muitos planos são traçados. Ter um braço direito no  sentido financeiro faz toda a diferença para o seu negócio atingir o sucesso. 

3 dicas para a boa gestão e tomadas de decisões:

Primeiramente, agora que você já viu como o contador atua em sua empresa, chamamos o especialista Eduardo Silva. Ele possui mais de 14 anos de experiência no ramo contábil e auxilia várias empresas no seu crescimento. Na Contabilidade Pro, ele é o profissional que personaliza o atendimento e olha com muito carinho para as necessidades específicas de cada negócio. 

Portanto, vamos às dicas dele!

Porém, antes disso, você pode conferir o vídeo especial que ele fez explicando como a contabilidade auxilia no crescimento da sua empresa através das tomadas de decisões, assista abaixo:

Um bom planejamento é essencial!

Em primeiro lugar, o Eduardo, em seus muitos anos acompanhando gestores, deixa muito claro como nenhuma empresa cresce sem planejamento. Isso porque ele acredita que sem essa etapa, uma boa gestão é impossível. Ele chama atenção para dois pontos:

  • Organização: tenha um bom controle da entrada e saída de dinheiro. Também, organize contratos e notas fiscais conforme a necessidade. Uma boa opção é olhar para escritórios que fazem toda a otimização de documentos digitalmente. Isso auxilia muito.
  • Defina o plano de negócios: aqui, é essencial saber qual regime tributário sua empresa vai optar. Pois é isso que define metas de faturamento, sócios e números de funcionários. Se você quiser ter sócios, por exemplo, não pode optar por MEI. Consulte o seu contador e defina isso ou entre em contato com a Contabilidade Pro por aqui.

Não misture pessoal com profissional:

Sabemos que sua empresa faz parte de você, dos seus sonhos, de suas metas e isso é muito importante! Porém, algumas coisas não se misturam. Lembre que parte do sucesso de seu negócio é a maturidade para lidar com contas e dinheiro. A segunda dica do especialista é: separe suas contas bancárias

Tenha uma conta para sua empresa e a sua, controle as entradas e saídas conforme as notas fiscais que você emitir. E, lembre do mais importante, ao não dar atenção para isso, você pode até se encrencar. Fale com nosso especialista aqui e veja se você está fazendo tudo certo.

Uma boa parceria!

Em suma, o contador é o braço direito do seu empreendimento. É ele quem analisa os números e traça tomadas de decisões com você. Ou seja, está sempre pensando em sua empresa, como ela pode melhorar, quais são os furos, quais são as metas possíveis de atingir.

Já mostramos acima como o contador age em todas as etapas do processo de abertura da sua empresa. Porém, é muito mais que simplesmente passos processuais, isso porque estamos falando de pensar e agir para o bem das suas finanças, com um atendimento personalizado.

Não é receita de bolo, é um olhar diferenciado para o que sua empresa precisa. Ou seja, é diferenciado e seu!

Por fim, contate nosso especialista e mude hoje mesmo as suas perspectivas de crescimento. Gestão e pequenas empresas: cresça com seriedade.

Destaques

imposto de renda 2022 autonomo

O Microempreendedor Individual e autônomo também podem precisar declarar imposto e, por isso, você deve saber como, quando e por que deve fazer o IR.

MEI declara imposto de renda 2022

Empreendedor, descomplique sua vida com o vídeo de hoje. Nele, nosso especialista explica direitinho como o MEI declara o imposto de renda a partir de

Abrir Whatsapp
Olá, seja bem-vindo.
Como podemos ajudar?