gestão financeira com a contabilidade, por que unir?

Gestão Financeira e Contabilidade- #foconagestão

Antes de tudo, o empresário que acredita que ainda tem como os setores financeiro e contábeis andarem separados está atrasado! A gestão financeira aliada à contabilidade traz muitos resultados positivos. No texto de hoje, vamos explicar como essa aliança entre as áreas facilita as tomadas de decisão: 

Sua empresa tem vários setores, documentos, recursos humanos e financeiros. Tudo isso em harmonia é o sonho de qualquer empreendedor! Devido a isso, algumas crenças de que áreas não se tocam devem ser deixadas de lado.

Por isso nós, da Contabilidade Pro, acreditamos que a junção entre as duas equipes só faz com que mais cabeças pensem no mesmo objetivo: o crescimento da empresa! Veja a diferença e vantagens de utilizar ambas em conjunto:

Antes de tudo, quais são as diferenças?

Em primeiro lugar, vamos entender qual é a atuação de cada área dentro de sua empresa:

  • Contabilidade: analisa os registros das movimentações financeiras. Ou seja, reúne as informações sobre contas a receber e a pagar. É a partir da observação do contador que são projetadas as tomadas de decisões. É a área que faz também o controle para o gerenciamento de ações. Na sua empresa, é papel da contabilidade de fazer os cálculos de tributos, gerenciar folhas de pagamento e preparar demonstrações financeiras;
  • Financeiro: administra os recursos da empresa. Estuda os investimentos, o fluxo de caixa, avalia os riscos e prevê como e quando as metas do negócio serão alcançadas. O foco do setor é no desempenho financeiro e no planejamento orçamentário.

Agora que você já entendeu as principais diferenças, vamos ver o próximo e mais importante tópico. Por que integrar essas duas áreas? Quais são as vantagens? Como a Contabilidade Pro auxilia nesse processo

As 3 vantagens da integração de setores:

O nosso especialista fala um pouco sobre as vantagens da junção dos setores. Ele se baseia nos seus 14 anos de experiência na consultoria contábil para empresas. Ele separa em três principais benefícios, confere abaixo:

  • Um passo na frente: é muito importante ter isso como pontapé inicial para pensar nas vantagens, uma vez que a maioria das empresas trata as duas áreas como mundos que não se tocam. Quanto menor a comunicação entre fluxo de informações e de recursos, menos assertiva é a tomada de decisão. Assim, o processo é mais ágil e possibilita prever possíveis erros e crises, e manter a empresa sempre em crescente;
  • Análises certeiras: as duas equipes trabalham com um só propósito, que é o de garantir que os dados e informações contribuam para projetar os próximos passos. Portanto, lembre-se de que toda gestão financeira se baseia em dados contábeis. Portanto, a junção de ambos os setores resulta em relatórios sólidos com números atualizados e fiéis do que se movimenta na empresa. Relatórios como os de Balanços Patrimoniais são essenciais para saber como a saúde da empresa está.
  • Economize: a contabilidade tem a obrigação de se manter atualizada sobre legislação tributária e sobre as mudanças que ocorrem em relação a ela. Aliás, é papel do contador impedir autuações do fisco e cortar gastos com o pagamento de impostos indevidos. Impedindo estes erros, sobram recursos para investimentos em outras áreas.

Em conclusão, sua empresa não consegue dar conta de enxergar oportunidades, despesas e crises se não tiver dados e relatórios contábeis sendo analisados pelo financeiro.

Ou seja, a contabilidade gera relatórios e a gestão financeira os analisa. Assim, andam juntas para o crescimento da empresa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Destaques

imposto de renda 2022 autonomo

O Microempreendedor Individual e autônomo também podem precisar declarar imposto e, por isso, você deve saber como, quando e por que deve fazer o IR.

MEI declara imposto de renda 2022

Empreendedor, descomplique sua vida com o vídeo de hoje. Nele, nosso especialista explica direitinho como o MEI declara o imposto de renda a partir de

imposto de renda 2022 autonomo

Imposto de renda 2022 – MEI e autônomo

O Microempreendedor Individual e autônomo também podem precisar declarar imposto e, por isso, você deve saber como, quando e por que deve fazer o IR.

Abrir Whatsapp
Olá, seja bem-vindo.
Como podemos ajudar?