ME e MEI diferenças

MEI e ME: Diferenças, qual escolher e quando migrar

Você, que está começando a empreender ou quer saber um pouco mais sobre os tipos de empresa, conhece a diferença entre MEI e ME? Desde 2020, mais de 1 milhão de brasileiros se tornaram empreendedores, porém, mais do que dar o primeiro passo de decidir se tornar, é preciso estudar sobre e fazer a escolha certa. Nosso especialista explica no texto os principais pontos de cada modalidade. É só continuar lendo e, tendo qualquer dúvida, entrar em contato com a Contabilidade Pro.

O que significa MEI e ME?

Em primeiro lugar, talvez você saiba o que significa as siglas, mas não tenha total certeza e compreensão do que se trata quando fala-se do ME ou MEI. Por isso, antes de tudo, vamos explicar bem direitinho quais são as características destas duas modalidades de abertura de empresa, veja: 

  • MEI: Desde 2009, é a modalidade que faz com que seja mais fácil empreender no país. O MEI regulariza atividades que antes eram informais e facilita o pagamento de impostos pelos pequenos empresários. Porém, para se enquadrar na modalidade, deve-se prestar atenção nos seguintes pontos: o faturamento da empresa não pode ultrapassar R$ 81 mil anual, o empreendedor não pode ser sócio de outra empresa e nem poderá ter mais de 1 funcionário com ele. Além disso, deve consultar se sua atividade se enquadra para se tornar MEI, faça a consulta aqui. 
  • ME: O segundo tipo de empresa é a Microempresa. Como características, temos o faturamento, que não pode ser superior a R$ 360 mil anual, sua tributação é mais complexa que a do MEI e, por fim, sendo ME o empresário tem a possibilidade de ter mais funcionários.

Por fim, agora que vimos as características de cada tipo de empresa, vamos passar por pontos específicos que diferem MEI e ME entre si. Porém, antes disso, vamos dar um passo a passo simples para você entender qual é a melhor opção para você, empresário, começar a empreender. 

  • Faça uma pesquisa de mercado, escolha seu nicho e elabore um plano de negócios consistente; 
  • Escolha se vai empreender sozinho ou se terá sócios;
  • Contrate um contador;
  • Veja se sua atividade se enquadra em algum CNAE;
  • Defina a natureza jurídica;
  • Análise, junto ao contador, qual será o regime tributário.

MEI e ME: como entender qual escolher:

Portanto, agora que vimos algumas das principais características que distinguem o MEI e MEI, nosso especialista traz pontos específicos de cada um e, com base nisso, dá dicas de qual você deve escolher para iniciar ou, quem sabe, migrar de uma empresa para outra. Veja abaixo quais são os 3 principais tópicos que envolve o MEI e ME.

Tributação:

O MEI paga imposto de forma simplificada, tendo todos os impostos em uma só guia. Ou seja, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) reúne os seguintes tributos: ICMS, IPRJ, IPI, CSLL, PIS, COFINS, INSS Patronal e ISS. Já o ME precisa escolher qual dos três regimes de tributação vai optar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Mas, segundo dados do Sebrae, 86% das empresas ME preferem o Simples Nacional.


Portanto, quer entender mais sobre tributação? Dê play no vídeo abaixo e confere a nossa playlist especial que explica as diferenças entre os Regimes Tributários: 

Benefícios fiscais:

Hoje, no país, a forma mais fácil de se tornar empreendedor é a partir do MEI (Microempreendedor Individual), isso porque não existem taxas para abrir a empresa e há muito material online sobre o assunto. Além disso, como já citamos acima, os impostos estão reunidos em uma só guia, facilitando o pagamento de tributos. Para o ME, os benefícios estão atrelados à facilidade de acesso a créditos, redução de burocracia e formas alternativas de licitações. 

Contabilidade:

A Contabilidade Pro possui uma proposta de contabilidade digital, cujo intuito é auxiliar pequenos empresários na abertura de empresas. Porém, em alguns casos, como o da ME, há alguns processos que são necessários a presença de contador. Como exemplo, podemos citar a escrituração contábil, o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado dos Exercícios. Por isso, a última diferença que nosso especialista traz é a necessidade de contador a partir da escolha do tipo de empresa que você optar.

Destaques

imposto de renda 2022 autonomo

O Microempreendedor Individual e autônomo também podem precisar declarar imposto e, por isso, você deve saber como, quando e por que deve fazer o IR.

MEI declara imposto de renda 2022

Empreendedor, descomplique sua vida com o vídeo de hoje. Nele, nosso especialista explica direitinho como o MEI declara o imposto de renda a partir de

Abrir Whatsapp
Olá, seja bem-vindo.
Como podemos ajudar?