Se você é autônomo e quer financiar um imóvel, veículo ou até abrir uma conta corrente, terá que comprovar renda de alguma forma. Essa é uma das dúvidas que aparecem bastante quando nossos clientes querem dar uma passo a mais na sua vida pessoal. Por isso, vamos dar algumas dicas e sugestões para você, empreendedor, resolver essa questão.
O que significa ser autônomo?
Não são somente os autônomos que precisam comprovar a renda para fazer a aquisição de algum bem. Porém, para profissionais liberais ou informais, que prestam serviços para empresas ou pessoas por um tempo determinado, sem vínculo empregatício, essa comprovação pode ser mais complicada.
Existem dois tipos de profissionais autônomos:
- O primeiro grupo é o de profissionais que não são regularizados, como encanador, faxineiro, auxiliar de obra, pedreiro e jornalista, entre outros.
- Já o segundo grupo reúne aqueles que estão exercendo a profissão regulamentada, como é o caso de advogados, contadores, médicos, psicólogos, nutricionistas e outros.
Para trabalhadores CLT, comprova-se o vínculo com a própria carteira de trabalho ou pelo holerite. Porém, no caso dos profissionais autônomos, por não possuírem este documento, há outras maneiras de comprovar os valores que recebem.
Antes das dicas, veja algumas profissões que são autônomas e você pode não saber:
- Youtuber;
- Escritor;
- Fotógrafo;
- Professor particular;
- Profissional de beleza ou estética;
- Trabalho artesanal;
- Produção de alimentos;
- Redator de conteúdo;
Agora, veja abaixo algumas formas que nosso especialista traz para você, autônomo, comprovar a sua renda.
1 – Declaração de Imposto de renda:
Em primeiro lugar, temos que saber o que é Imposto de Renda. Em poucas palavras, é o tributo federal sobre a sua renda anual e acompanha a sua evolução patrimonial. Assim sendo, o percentual de pagamento da Receita acompanha a renda daqueles que pagam: quem ganha mais, paga mais e quem ganha menos, paga menos. Porém, 27,5% é o máximo cobrado.
Como o imposto atua como um espelho da renda mensal, ele pode ser utilizado para comprovar a sua renda, uma vez que ele declara qual o valor total que você, autônomo, recebeu durante o ano. Porém, mesmo assim, pode ser que alguns lugares não aceite esse documento como comprovante de renda. Vamos para a próxima dica.
Veja mais dicas de documentos e formas de comprovar renda sendo autônomo com nosso contador especialista. É só dar play no vídeo abaixo:
2 – Extrato bancário:
Autônomos ou freelancer podem utilizar o extrato bancário de sua conta corrente para comprovação de renda. Caso você esteja solicitando por um empréstimo ou financiamento, o período que será exigido será de, no mínimo, 6 meses. Por isso, sempre se certifique de que todos os valores estão entrando em uma conta. A dica da Contabilidade Pro é a de concentrar as entradas em uma conta só.
Para conseguir o extrato você pode solicitar ao seu gerente ou até tirar pelo aplicativo online de seu banco. Boa parte das instituições financeiras aceita o extrato bancário como comprovante, por isso, é uma boa opção para o autônomo que precisa comprovar a sua renda.
3 – Recibos
Antes de tudo, se você trabalha de forma independente, já sabe que é muito importante ter controle do dinheiro que entra e sai. Cada contrato fechado com o cliente é uma forma de registrar a parceria. Ou seja, ter o controle de quanto está recebendo. Dessa forma, outra dica do especialista da Contabilidade Pro é de ter recibos para todos os pagamentos recebidos.
Se, por acaso, você utilizar o recibo de pagamento de autônomo (RPA), guarde todas as guias de recolhimento para futuras comprovações ou seja, fique preparado para comprovar com esse documento.
Por fim, lembre-se que mesmo com todas essas dicas de nosso especialista, não existe nenhum documento oficial para comprovação de renda do autônomo. Então, isso varia de acordo com a instituição financeira que você entrará em contato.
Por fim, qualquer dúvida, entre em contato conosco.
Nós te ajudamos.